.

Diabetes,hipertensão e síndrome do pânico: Mas eu venci!

|

Meu nome é Elaine Aparecida de Sousa, tenho 39 anos. Sou professora, pedagoga e Psicopedagoga, divorciada e namoro o Raphael.

Tenho Diabetes Tipo LADA desde os 19 anos, uso insulina Lantus (aplico com seringa) e Novorapid (caneta descartável), faço contagem de carboidratos e uso Glifage 500mg (4 ao dia). Antes eu usava as insulinas NPH e Regular, há 5 anos mudei o tratamento para Lantus e Novorapid, e isso ajudou muito a controlar as taxas glicêmicas.

Por ser hipertensa, uso medicamentos para pressão e ansiolíticos para tratar a síndrome do pânico. Não tenho nenhuma sequela do mau controle glicêmico, apenas minha imunidade que é  baixa, o que me faz gripar muito.

Quando recebi o diagnóstico do diabetes,  não me revoltei, mas foi um choque tão grande que eu tive crises de ansiedade fortíssimas. Hoje lido bem com a questão. O que ainda me revolta a falta de comprometimento dos nossos governantes em deixar faltar-nos insumos e muitas vezes não termos condições para comprá-los. Mas esta é uma questão de todos nós,não?

Graças a Deus, tenho uma endocrinologista sempre disposta a me ajudar e a responder minhas mensagens via whatsapp. Posso conta muito com ela,isso me dá segurança no tratamento.

Em meus relacionamentos, sempre disse sobre o diabetes, não encontrei dificuldades para falar sobre isso. Meu namorado lida muito bem com isso, minha família me apoia e me ajuda no que preciso.

Tive dois abortos espontâneos e quando novamente engravidei, não foi planejado. Mas foi uma benção! Minha hemoglobina estava em  8% e na medida do possível, a glicemia ia se mantendo.

Fiz meu pré-natal pelo convênio, ia de semana a semana até que espacei para 15/15 dias até o dia do parto. Só internei uma vez para fazer a cesária, quando cheguei no hospital a Lara já estava a ponto de nascer de parto normal, mas precisei fazer cesariana devido a necessidade de fazer ligadura. A laqueadura foi porque eu tive dois abortos espontâneos antes, e em razão de usar antidepressivos, na gravidez precisei ficar sem eles e tive depressão pós parto e as crises de pânico voltaram. E também eu sou mãe solteira, além da falta de saúde, eu tinha muito medo de engravidar de novo e passar tão mal devido as crises de pânico.

A Lara ficou super bem na gravidez,não tivemos intercorrências. Lara Gabrielly de Sousa nasceu dia 09/10/2004, com 35 semanas, 44cm e 2.600 kg. Ela ficou de observação de um dia para o outro. Mas logo estávamos em casa. Eu amamentei somente um mês, pois tive uma forte abstinência dos remédios controlados que não usei durante a gravidez.






Em breve Lara fará 15 anos e estamos planejando sua festa de 15 anos. A vida seguiu e meus tratamentos também. A luta atual tem sido perder peso, tenho me empenhado, faço musculação e estou conseguindo perder medidas. Aos poucos vamos que vamos!


Para as mamães que querem engravidar e tem diabetes, digo que vale cada minuto. Lara é minha melhor amiga!Posso perder tudo na vida, mas tenho minha filha. Ela me ajuda muito com o tratamento!

Dificuldades todas passamos, mas vem a vitória.

Abraços e beijos.




10 comentários:

  1. Amei, obrigada pela oportunidade Kah!!!

    ResponderExcluir
  2. Uma pessoa incrível,muito guerreira e grande amiga!!Parabéns uma linda história de vida, que Deus continue abençoando você e toda sua família!!

    ResponderExcluir
  3. Elaine, minha amiga de infância, sempre guerreira, uma pessoa estudiosa e persistente. Parabéns e que Deus continue lhe abençoando cada vez mais!

    ResponderExcluir
  4. Como já te falei varias vezes, você é uma pessoa incrível!! Admiro demais você e sua força de vontade, uma mãe e uma profissional exemplar, que você continue firme nessa luta diária. Que Deus abençoe toda sua família, e que o rapha continue lhe apoiando em todos os momentos. Abraços pequena guerreira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico feliz em ter lido! Abraços!!!

      Excluir
  5. @diabeticatipobomcontrole segue lá pessoal!

    ResponderExcluir
  6. Nossa amiga que lindo Fiquei emocionada com tantos obstáculos que você passou e uma pessoa tão meiga sorridente e muito guerreira Você merece toda a felicidade do mundo Torço por você e vou reservar sempre por você e a sua princesa tá muito linda 😚Deus a abençoe sempre 🙅💖💖💖

    ResponderExcluir